sábado, 19 de junho de 2010

Liberdade

Liberdade…

Afinal o que é? Como é? Qual é a sensação? A que sabe?

Liberdade…

Liberdade é o céu claro e infinito, é o imenso oceano azul e brilhante, é o horizonte até onde a vista alcança.

E questiono-me: qual será a sensação de ter asas e voar? Estar algures, perdida, em todo aquele infinito, sem limites, sem barreiras, dispondo de todo o tempo do Mundo…

E como será… Estar num barco à vela, rodeada pela imensidão do oceano, sem rumo, ao sabor das ondas e do vento? O sol acima de mim, o incontável número de brilhantes estrelas, a lua tão branca e suave… E o que se sente… Caminhar calmamente, envolta em Natureza? Um campo aberto, o horizonte ao fundo….

Liberdade. Sente-se a liberdade. Não há limites… Nem o tempo, nem caminhos a seguir.

É a Liberdade. Sentimo-nos soltos, livres!

Liberdade…

A Liberdade está nas pequenas coisas da vida. A Liberdade está num livro, está num poema, está numa música, numa conversa, numa escolha. A palavra é “Liberdade”: palavras que fluem livremente, pensamentos, sensações, emoções. A Liberdade está na ponta de um lápis, de um pincel, de um aparo. O desenho é Liberdade. Em cada traço os sentimentos, as sensações. As melodias são Liberdade. Cada nota na pauta pode ser um riso, uma lágrima, um sorriso, um receio, um desejo, um sonho!

O sonho. Eis a nossa maior forma de Liberdade. Ao sonhar sou quem quero ser, estou onde quero estar, sinto o que quero sentir, vivo o que quero viver! E, no sonho, não há limites. E é isso a Liberdade, não ter limites para me sentir feliz.

Porque sou feliz. Sou livre para falar, para sentir, para pensar, para escolher, para rir, chorar, sorrir, desejar, sonhar. Sem liberdade… sentir-me-ia sufocada, presa, condicionada, limitada!

Mas também…

Que seria da Liberdade se não houvesse limites?

Porque prezamos tanto a Liberdade?

Porque temos de merecê-la, trabalhar para a conquistar como tantos heróis tiveram de o fazer para que possamos usufruir dela.

A Liberdade… É um bem precioso.

Sem comentários:

Enviar um comentário